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Overbooking? E agora?

Overbooking? E agora?

Poderá parecer-lhe estranho, mas na verdade as companhias aéreas podem recusar-se a transportá-lo, mesmo que tenha uma reserva confirmada.

Esta situação acontece pois as companhias aéreas vendem mais lugares do que os disponíveis no avião, e porquê? Porque há sempre passageiros que faltam, deixando lugares vazios. O número de lugares comercializados em excesso é baseado na média de desistências de voos anteriores na mesma rota. E assim se dá o chamado overbooking, mais comum em época alta.

Esta é uma prática comum e devidamente legislada (regulamento europeu N.º 261/2004), abrangendo todas as companhias europeias e as não europeias à partida da Europa. Este regulamento estabelece assim as regras comuns para a indemnização e assistência aos passageiros quando isto acontece. Ainda segundo este regulamento, a companhia deve "apelar a voluntários que aceitem ceder as suas reservas a troco de benefícios, em condições a acordar entre o passageiro em causa e a transportadora aérea operadora". Não havendo voluntários, respeita-se a ordem de chegada. Fora desta "guerra" ficam os passageiros com necessidades especiais.

Para o evitar… Não há muito a fazer! O check-in on-line pode ser uma ajuda, bem como apresentar-se no aeroporto até duas horas antes do voo, se for de longo curso, ou hora e meia, no caso dos restantes.

Posto isso... resta-lhe saber quais são os seus direitos. Pode optar por ser reembolsado do preço do bilhete; ser reencaminhado para o destino final tão rapidamente quanto possível; ou ainda por um voo numa outra data da sua conveniência. Além disso, explica a DECO (www.deco.proteste.pt), tem direito a refeições, transfere e alojamento num hotel e a uma indemnização, como compensação pelo transtorno causado: €250 para voos até 1500 km, valor que será reduzido para metade se o atraso for inferior a duas horas; €400 para voos intracomunitários de mais de 1500 km e para todos os outros voos entre 1500 e 3500 km, valor que também será reduzido para metade se o atraso for inferior a três horas; ou €600 para todos os restantes voos, reduzível em 50% se o atraso for inferior a quatro horas.

Mas no meio de tanto azar, até pode ter sorte! Caso o avião esteja cheio, mas haja disponibilidade em executiva, o lugar é seu! Nestes casos, e segundo o regulamento, a companhia não pode exigir qualquer pagamento suplementar.

Fonte: Rotas & Destinos

 

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